Assembleias decidem: Ensino Superior tem direitos preservados
Campanha Salarial , ensino superior

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Assembleias dos sindicatos integrantes da Fepesp, realizadas no sábado dia 29, aprovaram o acordo negociado com o patronal para a renovação da Convenção Coletiva de professores e auxiliares na Educação Superior. O acordo de dois anos cobre o período de março de 2020 ao final de fevereiro de 2022.

Todas as cláusulas sociais de direitos já existentes foram preservadas.

O acordo aprovado nas assembleias prevê o pagamento de um abono especial de 50% de um salário pagos em duas parcelas, em julho e outubro de 2021.

Veja aqui – em formato PDF – os acordos apresentados e aprovados nas assembleias:

AUXILIARES_propostafinal

PROFESSORES_propostafinal

Histórico –  Esta campanha Salarial dos professores e auxiliares no Ensino Superior foi a mais longa de que se tem noticia. Com negociações iniciadas em fevereiro de 2020, a campanha logo de inicio sofreu o impacto da pandemia do coronavírus e a incerteza sobre o funcionamento das escolas com a limitação, pou impossibilidade de aulas presenciais. O patronal, desde o início, passou a reclamar de dificuldades financeiras, apesar de registrar rápida adaptação ao ensino remoto e, com isso, reter sua clientela (ou seja, seus alunos).

Celso Napolitano, presidente da Fepesp, registrou a manha e artimanhas do patronal em uma série de vídeos explicativos sobre o andamento da campanha (veja abaixo o relato, em quatro partes).

A comissão de negociação dos sindicatos, coordenada pela Fepesp, no entanto, não desistiu e denunciou a manobra patronal. A negociação finalmente passou a um estágio conclusivo após a proposta de mediação feita pelos sindicatos – que não foi aceita pelo Semesp, que representa as mantenedoras das IES.

Assinatura – o acordo entre os sindicatos e o Semesp deverá ser formalizado na forma de Convenção Coletiva de Trabalho. Fique de olho – o respeito aos itens negociados epende da sua fiscalização.

Cronograma – o patronal realizou a sua assembleia na sexta-feira, 21/05. Nesta quarta, dia 26, a contraproposta patronal foi apresentada na sessão de negociação entre a comissão das Federações e sindicatos, coordenada pela Fepesp, e o Semesp, entidade que representa as mantenedoras das instituições de ensino superior privadas. O resultado dessa reunião será apresentado para deliberação no sábado, dia 29, na assembleia de professoras, professores e auxiliares.

Links para participação – estes são os sindicatos que já anunciaram o horário de suas assembleias e a forma de obter o link pára participação:

ABC – 9h para a primeira chamada. Solicitação de acesso assembleia@sinpro-abc.org.br
Bauru –  9h30 e o link deve ser solicitado através do e-mail: sinprobau@sinprobau.com.br
Guarulhos – 10h00, peça link por email
Campinas –  9h00, link disponível no site e redes do sindicato
Jaú – 9h30, link no site do sindicato http://www.sinprojau.org.br/
Jundiaí – 9h00, formulário de inscrição no https://forms.gle/VSRWgYzZAq5RwoFW8
Osasco – 9h00, link no site do sindicato
Presidente Prudente – 9h00 e o link deve ser solicitado através do e-mail: cadastroassembeia@outlook.com
Ribeirão Preto – 9h00 horas, link disponível no edital e no site do sindicato
Santos – 14h, mediante inscrição prévia pelo assembleia@sinprosantos.org.br
Sorocaba – 9h00, link disponível no site www.sinprosorocaba.org.br
Taubaté – 9h15, solicitar link pelo email contato@sinprotaubateeregiao.org.br ou whatsapp (12)98193-0165

Atualização 12/05:

EDUCAÇÃO SUPERIOR: FASE FINAL
DA CAMPANHA SALARIAL

Em reunião virtual na manhã desta quarta-feira, 12/05, a comissão de negociação dos sindicatos, coordenada pela Fepesp, e o patronal representado pelo Semesp (representação das mantenedoras do ensino superior privado) definiram o cronograma da fase final da campanha salarial da categoria.

De acordo com os entendimentos, o Semesp encaminhará suas propostas de renovação da convenção coletiva de professores e auxiliares do Ensino Superior formalmente, por escrito, da forma como serão submetidos à assembleia patronal já marcada para o dia 21 de maio próximo. O resultado da assembleia patronal, na forma de proposta, deverá ser deliberado em assembleia de professores e auxiliares na sequência.

Fique muito atento aos avisos do Sindicato! Uma assembleia será marcada para deliberar sobre a proposta patronal. Até lá!

05/05: Em rodada realizada na manhã desta quarta-feira, 05/05, representantes das mantenedoras das instituições do ensino superior privado de São Paulo adiantaram a disposição de apresentar nova proposta, para retomar a negociação desta campanha salarial – que já passa de quinze meses, tendo sido atrasada por constantes adiamentos do lado patronal.

Na proposta discutida nesta manhã, o Semesp abrange dois anos – 2020 e 2021 – com reajuste salarial e abono, mantem todas as cláusulas da atual convenção, garante homologação de dispensas assistidas pelos sindicatos.

“Avançamos em termos de discussão, essa é uma proposta pode ser considerada, mas tudo ainda deve ser discutido em detalhe”, explica Celso Napolitano, da Fepesp, que coordena a comissão de negociação dos sindicatos. “O patronal ainda deve confirmar suas propostas em sua assembleia e, nós, deliberarmos em assembleia dos trabalhadores”.

Nova rodada de negociações foi marcada para a próxima quarta-feira, dia 12. Aos professores e pessoal administrativo nas IES, a Fepesp recomenda atenção aos avisos do sindicato. Uma nova assembleia de professores e auxiliares deverá ser convocada, e nela propostas deverão ser discutidas e deliberadas. Este estado de atenção exige a mobilização de todos – fique alerta!