Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de
Ensino de Presidente Prudente e Região

Histórico

Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Presidente Prudente

Em 10 de novembro de 1984, reuniram-se um grupo professores, cansados das injustiças praticadas por alguns mantenedores no Palácio  Cultura de Presidente Prudente, para discutirem a viabilidade da formação de uma Associação de Professores da rede particular de ensino de Presidente Prudente, na qual foi formada uma comissão de encaminhamento, e marcada uma nova reunião para o dia 25/11/1984.

No dia 25/11/1984 realizou-se no Palácio da Cultura de Presidente Prudente uma segunda reunião; decidiu-se cadastrar todos professores das escolas particulares e entrar em contato com a Federação, marcamos outra reunião para o dia 01/12/1984.

No dia 01/12/1984 realizou-se uma reunião no Conservatório Musical Santa Cecília, discutiu-se então a viabilidade da instalação da Delegacia da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino em Presidente Prudente e a vinda de diretores da FETEE-SP para Presidente Prudente, numa reunião marcada o dia 12/12/1984.

No dia 12/12/1984 no Palácio da Cultura reuniram-se cerca de 40 professores, com os diretores da FETEE-SP, no qual foram tratados os seguintes assuntos:

a) posicionamento da FETEE-SP a respeito da Criação da Delegacia

b) como que a FETEE-SP celebra os acordos salariais com sua categoria

c) qual o relacionamento da FETEE-SP com sua categoria

No dia 18/12/1984 realizaram-se as eleições para delegado representante junto a FETEE-SP às 20 h, voto secreto, no qual foi eleito o Prof. Ademir Rodrigues por unanimidade de votos.

A partir desta data automaticamente a FETEE-SP estava sendo representada pelo seu delegado o Prof. Ademir Rodrigues.

No dia 31/03/1986 na sede da Delegacia dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Presidente Prudente, à rua Joaquim Nabuco, 623 2º andar s/25, reuniram-se em Assembleia Geral Extraordinária os professores com finalidade de deliberarem sobre a fundação de sua Associação Profissional, conforme edital de convocação publicado no jornal “O Imparcial” de Presidente Prudente, edição do dia 26/03/1986, no final da Assembleia ficou aprovada a constituição da Associação Profissional dos Professores de Presidente Prudente e a aprovação dos seus estatutos por unanimidade de votos, sendo o seu presidente o Prof. Ademir Rodrigues.

No dia 28/04/1986 na sede da Associação Profissional dos Professores de Presidente Prudente, sito à rua Joaquim Nabuco, 623 2º andar s/25, reuniram-se os associados, conforme edital de convocação que foi publicado nos dias 11, 12, 13/04/1986, nos jornais “Diário Popular” e “Gazeta da Capital”, para discutir e votar a seguinte ordem do dia: pedido de investidura sindical, estatuto social do Sindicato e Eleição e posse de Diretoria, Conselho Fiscal e Delegação Federativa, efetivos e suplentes, provisórios; e fiscalização de mensalidades sindicais. Nesta Assembleia ficou aprovado por unanimidade de votos e investidura sindical da Associação, aprovação dos Estatutos Sociais e a formação de uma diretoria provisória, sendo seu presidente o Prof. Ademir Rodrigues.

No dia 15/05/1986, foi publicado no D.O. da União a Carta Sindical do Sindicato dos Professores de Presidente Prudente, assinada pelo Sr. Ministro do Trabalho Dr. Almir Pazzianotto Pinto (Mtb. 24440-016.232/86).

O Prof. Ademir Rodrigues convocou eleições para a 1ª Diretoria do Sindicato para os dias 06,07,08/081986. As 20:30 h. do dia 08/08/1986, foram convocados após as apurações, os membros eleitos da diretoria efetiva para distribuição de cargos, ficando assim estabelecido:

Presidente                                            Ademir Rodrigues

Diretor Vice-Presidente                         Alety Spir Sant’Ana

Diretor Tesoureiro                                 Vânia Regina Bonini Guedes

Diretor Secretário                                 Ivonne Alves Lima Fregonesi    

Diretor Assuntos Profissionais               Maria José Orbolato Rodrigues

Diretor Procurador                                Guilhermino Rodrigues Junior

Diretor Arquivista                                  João Carlos Botosso    

 

Esta diretoria tomou posse no dia 21/08/1986 na sede deste Sindicato, sito à rua Joaquim Nabuco, 623 - 2º andar – sala 25, com as seguintes finalidades:

a) representar perante as autoridades administrativas e judiciárias os interesses gerais de sua categoria ou os interesses individuais de seus associados.

b) celebrar contratos coletivos de trabalho.

c) eleger ou designar os representantes das respectivas categorias

d) colaborar com o Estado, como órgão técnico e consultivo no estudo e solução dos problemas que se relacionam com a sua categoria;

e) impor contribuições a todos aqueles que participarem da categoria representada nos termos da legislação vigente.

f) fundar e manter agencias de colocação.

Nesta data, o Sindicato representa cerca de 1000 professores da cidade de Presidente Prudente – SP, dos quais 400 são associados.

Adentrou com um processo de extensão de representação, com o objetivo de congregar todos os trabalhadores em escolas particulares.

Também postulou junto a Prefeitura Municipal de Presidente Prudente a aquisição de um terreno para a construção de uma sede própria, com isto podendo dar um melhor atendimento a seus representados.

No dia 19 de maio de 1987 as 15 horas reuniram-se na sede deste Sindicato 48 associados, conforme publicação de Edital do Jornal “O Imparcial” do dia 14/05/1987, a fim de deliberar sobre a extensão de Representação do Sindicato dos Professores de Presidente Prudente, para a categoria dos Auxiliares de Administração Escolar (empregados em estabelecimentos de ensino).

No dia 01/09/1987 o Diário Oficial da União publicou o parecer favorável da Comissão do Enquadramento Sindical, por unanimidade, opinar pelo encaminhamento do presente processo ao Excelentíssimo Senhor Ministro do Estado do Trabalho. (Mtb. 34440-021.320/1987).

No dia 23/12/1987 no  D.O. da União o Senhor Ministro do Trabalho Dr. Almir Pazzianotto Pinto, defere o pedido de extensão de representação formulado pelo Sindicato dos Professores de Presidente Prudente e assim a carta sindical, passando a denominar-se Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Presidente Prudente (D.O.U. páginas 22433 e 22434) do dia 23 de dezembro de 1987.

 

No ano de 1988 o Sindicato mudou-se para rua Wenceslau Braz, 124.

No ano de 1989 nos dias 22, 23 e 24 de junho, houve Eleição da 1ª Diretoria do SINTEE-PP.

Presidente                                           Ademir Rodrigues

Diretor Vice-Presidente                         Raimundo Donizetti de Carvalho

Diretor Secretário                                 Leila Maria Gonçalves Camara

Diretor Assuntos Profissionais               Maria José Orbolato Rodrigues

Diretor Tesoureiro                                 Washington Gomes de Oliveira

Diretor Procurador                                Guilhermino Rodrigues Junior

Diretor de Relações Intersindicais          Mário Roberto Guarizi

Diretor de Imprensa e Divulgação          Alety Spir Sant’Ana

Diretor de Assuntos Parlamentares        José Caetano da Silva

Diretor de Sede e Patrimônio                 Vagner Camarine Alves

 

No ano de 1990 foi estendida a Base Territorial do Sindicato para os municípios de: Adamantina, Alvares Machado, Andradina, Dracena, Guararapes, Junqueirópolis, Lucélia, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Panorama, Paraguaçu Paulista, Parapuã, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Quatá, Rancharia, Regente Feijó, Rinópolis, Santo Anastácio, Tupi Paulista e Valparaiso.

 

No ano de 1992 no mês de março, devido a necessidade de um espaço maior e com melhores condições para atender a categoria, mudou-se para rua Djalma Dutra, 561.

No ano de 1992 nos dias 27,28 e 29 de maio, houve Eleição no Sindicato.

Presidente                                           Ademir Rodrigues

Diretor Vice-Presidente                         Mário Roberto Guarizi

Diretor Secretário                                 Joselei Aparecida Pinho Calazans

Diretor Assuntos Profissionais               Ivone de Lima Ortiz

Diretor Tesoureiro                                 Washington Gomes de Oliveira

Diretor Procurador                                Irineu Rocha

Diretor de Relações Intersindicais          Astromar Miranda Braga

Diretor de Imprensa e Divulgação          Jair Marcelino

Diretor de Assuntos Parlamentares        Sebastião Grégio

Diretor de Sede e Patrimônio                 Renata Maria Bottino Vizzotto

 

No ano de 1997 nos dias 04, 05 e 06 de junho, houve Eleição no Sindicato

Presidente                                           Ademir Rodrigues

Diretor Vice-Presidente                         Wlademir Cecchetti Salgueiro

Diretor Secretário                                 Leila Maria Gonçalves Camara

Diretor Assuntos Profissionais               Ivone de Lima Ortiz

Diretor Tesoureiro                                 Washington Gomes de Oliveira

Diretor Procurador                                Irineu Rocha

Diretor de Relações Intersindicais          Mário Roberto Guarizi

Diretor de Imprensa e Divulgação          Jair Marcelino

Diretor de Assuntos Parlamentares        José Renato Monteiro

Diretor de Sede e Patrimônio                 Vanda Scatolon

 

No ano de 1999 o Sindicato mudou-se para rua Ulisses Ramos de Castro, 50

 

No mês de agosto do ano de 2000, reuniram-se em 2ª reunião a Diretoria Efetiva do Sindicato e decidiram que era necessário comprar um imóvel para instalação de sua sede definitiva, foram vistos vários imóveis, optando pelo imóvel localizado à rua Siqueira Campos, 1687, Vila Nova em Presidente Prudente – SP.

 

No ano de 2006 reuniram-se em Assembleia para decidir a alteração da Base Territorial do Sintee-pp. Ocorreram alterações de duas formas:

 

1ª) foram criados, por dissociação, sindicatos em alguns municípios;

2ª) outros municípios passaram a integrar as bases territoriais de novos sindicatos criados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, passando a integrar, portanto, as bases territoriais de duas entidades, colidindo com o princípio constitucional da unidade sindical. Decidiram que a nova base territorial e a nova área de representação do Sinteepp ficou definida nos seguintes municípios:

Adamantina, Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Assis, Caiabu, Caiuá, Cândido Mota, Cruzália, Emilianópolis, Estrela do Norte, Euclides da Cunha, Flora Rica, Flórida Paulista, Florínea, Iepê, Indiana, Inúbia Paulista, Irapuru, João Ramalho,  Lucélia, Marabá Paulista, Maracaí, Mariápolis, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Nantes,  Narandiba, Osvaldo Cruz, Pacaembu,  Palmital, Paraguaçu Paulista, Parapuã, Pedrinhas Paulista, Piquerobi, Pirapozinho, Platina, Pracinha, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Quatá, Rancharia, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Rinópolis, Rosana, Sagres, Salmourão, Sandovalina, Santo Anastácio, Santo Expedito, Taciba, Tarabai, Tarumã, Teodoro Sampaio.

 

Também no Ano de 2006, devido a alteração da Base Territorial do Sinteepp, houve alteração no capítulo 1º do Estatuto Social.

 

No Ano de 2007 foi feita Ratificação da extensão da Base Territorial do Sindicato para: Adamantina, Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Assis, Caiabu, Caiuá, Cândido Mota, Cruzália, Emilianópolis, Estrela do Norte, Euclides da Cunha Paulista, Flora Rica, Flórida Paulista, Florínea, Iepê, Indiana, Inúbia Paulista, Irapuru, João Ramalho, Lucélia, Marabá Paulista, Maracaí, Mariápolis, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Nantes,  Narandiba, Osvaldo Cruz, Pacaembu,  Palmital, Paraguaçu Paulista, Parapuã, Pedrinhas Paulista, Piquerobi, Pirapozinho, Platina, Pracinha, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Quatá, Rancharia, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Rinópolis, Rosana, Sagres, Salmourão, Sandovalina, Santo Anastácio, Santo Expedito, Taciba, Tarabai, Tarumã, Teodoro Sampaio.

 

No ano de 2012 nos dias 05 e 06 de junho, houve Eleição no Sindicato

Presidente                                           Ademir Rodrigues

Diretor Vice-Presidente                         Emanuel Cano

Diretor Secretário                                 Leila Maria Gonçalves Camara

Diretor Assuntos Profissionais               Jair Marcelino

Diretor Tesoureiro                                 Washington Gomes de Oliveira

Diretor Procurador                                Wlademir Cecchetti Salgueiro

Diretor de Sede e Patrimônio                 Celia Floriano Gazoni

 

No Ano de 2015 houve a incorporação do Sindicato dos Professores e Trabalhadores em Educação das Escolas Particulares de Dracena e Região – SINPRO pelo Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Presidente Prudente – SP - SINTEEPP, abrangendo todos os professores e auxiliares de administração escolar do SINPRO, juntamente com sua base territorial, que compreende os municípios de: Dracena, Junqueirópolis, Monte Castelo, Nova Guataporanga, Ouro Verde, Panorama,Paulicéia, Santa Mercedes, São João do Pau d’Alho e Tupi Paulista, todos do Estado de São Paulo.

 

Também no ano de 2015 houve alteração no capitulo 1º do Estatuto Social do SINTEEPP, devido a incorporação da base territorial do Sindicato dos Professores e Trabalhadores em Educação das Escolas Particulares de Dracena e Região – SINPRO. Ficando constituída a nova base territorial do SINTEEPP nos seguintes municípios: Adamantina, Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Assis, Caiabu, Caiuá, Cândido Mota, Cruzália, Dracena, Emilianópolis, Estrela do Norte, Euclides da Cunha Paulista, Flora Rica, Flórida Paulista, Florínea, Iepê, Indiana, Inúbia Paulista, Irapuru, João Ramalho, Junqueirópolis,  Lucélia,  Marabá Paulista, Maracaí, Mariápolis, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Monte Castelo, Nantes,  Narandiba, Nova Guataporanga, Osvaldo Cruz, Ouro Verde, Pacaembu,  Palmital, Panorama, Paraguaçu Paulista, Parapuã, Paulicéia, Pedrinhas Paulista, Piquerobi, Pirapozinho, Platina, Pracinha, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Quatá, Rancharia, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Rinópolis, Rosana, Sagres, Salmorão, Sandovalina, Santa Mercerdes, Santo Anastácio, Santo Expedito, São João do Pau d’Alho, Taciba, Tarabai, Tarumã, Teodoro Sampaio, Tupi Paulista, todos do Estado de São Paulo.

 

No ano de 2017 nos dias 05, 06 e 07 de junho, houve Eleição no Sindicato

Presidente                                           Ademir Rodrigues

Diretor Vice-Presidente                         Emanuel Cano

Diretor Secretário                                 Leila Maria Gonçalves Camara

Diretor Assuntos Profissionais               Jair Marcelino

Diretor Tesoureiro                                 Washington Gomes de Oliveira

Diretor Procurador                                Wlademir Cecchetti Salgueiro

Diretor de Sede e Patrimônio                 Celia Floriano Gazoni