PLR dos professores e auxiliares de educação básica deve ser paga até amanhã, dia 15
.

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Professoras e professores e auxiliares da educação básica devem receber, até 15 de outubro, a Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) ou Abono Especial de 2020. O valor é de 18% do salário bruto. A PLR de 2020 foi definida por negociação da Federação dos professores do Estado de SP (Fepesp) e Sindicatos filiados, inclusive o SINTEE-PP.

O Abono Especial, também de 18%, é uma opção que substitui a participação nos resultados nas escolas que julgam ter restrições para distribuir resultados. Assim como a PLR, o abono não se incorpora aos salários e não tem contribuição previdenciária.

Reajuste – A escola que optar pelo não pagamento dos 18% terá que incorporar aos salários um reajuste adicional de 1,5%, retroativo a março de 2020. Assim, o reajuste do ano passado passa de 5,04% para 6,54%, alterando, inclusive, a base de cálculo do reajuste de março de 2021.

Ação sindical – O professor Ademir Rodrigues, presidente do SINTEE-PP, lembra que a participação nos lucros ou resultados é uma conquista sindical que faz parte da vida das professoras e professores e auxiliares da educação básica de Presidente Prudente e Região desde 1996.