Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de
Ensino de Presidente Prudente e Região

NOTÍCIAS DO DIA
30 dias para o Enem, governo recua e libera bolsas de pesquisa, votação final da ‘reforma’ pode ser dia 15, e mais.

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Professoras, professores, auxiliares: encontre seu sindicato e sindicalize-se!
Veja aqui comohttp://fepesp.org.br/noticia/sindicalize-se/

 

 



Manifestantes fazem ato em defesa
da educação pública na Avenida Paulista

G1; 03/10
https://glo.bo/2InU553

Manifestantes fazem na tarde desta quinta-feira (3) um ato em defesa da educação pública na Avenida Paulista, na região central de São Paulo. O protesto ocupa todas as faixas da avenida no sentido Consolação. A Polícia Militar acompanha o ato que segue pacífico.

 

USP, Unicamp e Unesp brigam por aumento
de teto para conter saída de professores

O Globo; 02/10
https://glo.bo/2Ind1R7

As três universidades estaduais de São Paulo querem rediscutir o teto salarial dos professores no estado para conter a debandada de profissionais para universidades particulares e federais. O teto de rendimento dos docentes nessas instituições segue o salário do governador, atualmente fixado em R$ 23.048,59. Nas federais e em alguns estados, chega a R$ 39 mil, equiparado a salários de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) — referência para o teto do funcionalismo público federal. Caso essa diferença de cerca de 40% não seja reduzida, os reitores de USP, Unicamp e Unesp temem que a saída de profissionais de seus quadros seja agravada.

 


Governo Bolsonaro faz novo recuo e libera mais 679 bolsas de pesquisa

Folha de S. Paulo; 03/10
http://bit.ly/2MjAjZE

O governo Jair Bolsonaro (PSL) anunciou nesta quinta-feira (3) a liberação de 679 bolsas de pesquisas financiadas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que haviam sido congeladas. Com esse anúncio, o corte atinge agora 7.590 benefícios, equivalente a 8% do que havia no início do ano.

 

 


Senado poderá concluir ‘reforma’ da Previdência (PEC 6) no dia 15
Diap; 03/10
http://bit.ly/2MhpI1j

Em princípio, a votação da reforma da Previdência (PEC 6/19), em 2º e último turno, está agendada para a acontecer no dia 15. O texto consolidado, aprovado em 1º turno, vai ficar sobre a Mesa do Senado por 3 sessões, findas as quais, se houver emendas retorna à CCJ para exame dessas; se não, vai à votos em 2º turno.

 

Centrais se dividem sobre alternativas para reforma sindical
Diap; 01/10
http://bit.ly/31LgaCd

Unânimes na posição contrária a um modelo de reforma sindical que possibilitaria até 1 sindicato por empresa, as centrais sindicais estão divididas sobre qual alternativa defenderão. Força e UGT defendem representatividade mínima dos sindicatos por categoria, em eventual fim da unicidade sindical. Já CTB, NCST, CGTB e CSB querem a continuidade do modelo atual, em que é permitido apenas 1 sindicato por categoria em cada cidade ou região.

 

 



Gestão Doria pede adesão a plano
de escolas cívico-militares de Bolsonaro

Folha de S. Paulo; 03/10
http://bit.ly/2ImznT2

A gestão João Doria (PSDB) decidiu aderir ao projeto do governo Jair Bolsonaro (PSL) de implantação de escolas cívico-militares. O anúncio foi feito pelo secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, em vídeo divulgado pela deputada Letícia Aguiar, do partido do presidente. Um dia antes, Soares havia afirmado que não havia entendido o programa federal.

 

Seminário: ‘Educação Infantil é a base de tudo’
Seminário Educação Infantil; 03/10
http://bit.ly/353mGWS

Os primeiros seis anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo. Nesta fase, o cérebro tem altíssima capacidade de absorção e resposta aos estímulos. Trata-se de uma janela de oportunidade única para o desenvolvimento neurológico, cognitivo, psicomotor e emocional das crianças. As experiências durante a primeira infância (dos 0 aos 6 anos de idade) influenciam, por toda a vida, a criança e sua relação com as pessoas que a rodeiam. Esta é também uma fase de maior vulnerabilidade, que demanda proteção especial e um ambiente seguro, acolhedor e propício ao desenvolvimento das potencialidades. O seminário é dia 19 de outubro, das 8h às 19h, no Centro Rebouças de Convenções.

 

 


A um mês das provas, saiba o que fazer antes do Enem
R7; 03/10
http://bit.ly/2VeFFcI

Falta pouco para as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), apenas um mês para a primeira prova, marcada para o dia 3 de novembro. A Segunda será no dia 10, fica a dúvida: ainda dá tempo de estudar? O que fazer neste período que antecede à prova?

 

Veja dicas para não cair em pegadinhas na redação do Enem
G1; 03/10
https://glo.bo/2LM9XAo

Daqui a 30 dias, milhões de estudantes vão fazer as primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre elas, a redação, que preocupa muitos alunos porque tem um peso grande na nota final. E, de acordo com a professora Fernanda Bérgamo, o tema sempre vem com pegadinhas para o aluno.

 

Tranquilidade é palavra-chave na hora de enfrentar o Enem
Jornal da USP; 03/10
http://bit.ly/3308Na4

Todos os anos milhões de estudantes realizam a prova que se tornou o “maior vestibular do País”. Além de todo o conhecimento necessário para realizar dois dias de exames de diversas disciplinas,  o candidato precisa ainda saber lidar com as emoções. Nervosismo, ansiedade, cobrança dos pais e dos amigos, as dúvidas da profissão e da própria idade podem atuar e impedir um bom desempenho.

 


Como o nióbio, metal queridinho de Bolsonaro,
pode aparecer no Enem 2019

UOL; 03/10
http://bit.ly/30OzPQe

Durante a conferência do G20, no Japão, Jair Bolsonaro divulgou um vídeo que viralizou na internet. O presidente exibia bijuterias feitas a partir do nióbio e que custariam mais do que um anel de ouro. Entusiasta da exploração do metal há anos, Bolsonaro o defende como a salvação econômica do país. Até há pouco tempo desconhecido da maioria dos brasileiros, nos últimos meses o nióbio ganhou os noticiários e as redes sociais, sempre cercado da ideia de que o Brasil tem uma mina de ouro nas mãos e não sabe explorar.

 

Prêmio Jabuti divulga finalistas com livro de Fernanda Young
Folha de S. Paulo; 03/10
http://bit.ly/2ncUPSW

O Prêmio Jabuti, principal troféu literário do país, divulgou nesta quinta-feira (3) os dez finalistas de cada uma de suas categorias. Entre os livros de crônica selecionados está “Pós-F: Para Além do Masculino e do Feminino”, de Fernanda Young, publicado pela LeYa. A  escritora, atriz e apresentadora morreu em agosto deste ano, aos 49 anos.